top of page

O QUE NOSSAS CRIANÇAS DEVERIAM APRENDER NA ESCOLA?

Embora já seja uma realidade em alguns colégios, acredito que o sistema de ensino tradicional muitas vezes deixa de lado aspectos fundamentais para a formação de indivíduos preparados para a vida adulta.


Em minha opinião, a inserção obrigatória no currículo escolar de disciplinas como empreendedorismo, inteligência emocional e educação financeira é algo que pode transformar gerações futuras, preparando-as para um mundo em constante mudança e cada vez mais competitivo, principalmente em um país como o nosso, recheado de políticas governamentais populistas e assistencialistas, que não estimulam e nem contribuem em nada com o crescimento e a realização pessoal.


Ao aprender sobre empreendedorismo, a criança desenvolverá uma mentalidade criativa, inovadora, focada na resolução de problemas, fortalecendo princípios de liderança, autonomia e resiliência, aprendendo ainda a identificar oportunidades e a transformar ideias em ações concretas. Além disso, a exposição a conceitos de empreendedorismo pode estimular uma mentalidade de crescimento, onde as crianças aprendem a ver os obstáculos como oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.


A inteligência emocional ajudará a criança a desenvolver habilidades emocionais, reconhecer e gerenciar melhor suas próprias emoções, lidar com frustrações, aprender com seus erros e a vencer desafios com menos stress e ansiedade. O desenvolvimento precoce da inteligência emocional irá auxiliar a criança a abordar e resolver conflitos de maneira mais construtiva, buscando soluções que beneficiem a todos os envolvidos e criando ambientes mais harmoniosos e cooperativos.


Já o aprendizado de educação financeira irá mostrar para a criança a importância de saber administrar o próprio dinheiro e de como poupar, investir e gastar de forma responsável, evitando dívidas e preparando-a para buscar sua independência financeira no futuro. Assim, a criança aprenderá desde cedo a tomar decisões com mais autorresponsabilidade e a trocar uma visão de busca de prazeres imediatos por outra de longo prazo e satisfações mais duradouras.


Se você concorda que essas habilidades podem fazer diferença no futuro de nossas crianças e que deveriam ser ensinadas desde cedo, compartilhe este artigo e vamos juntos promover essa mudança!


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page