COMO DECIFRAR E INFLUENCIAR PESSOAS
- F2R Brasil

- 2 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de jan.
Decifrar e influenciar pessoas é uma habilidade valiosa. Conhecer melhor a si mesmo, compreender os perfis comportamentais, desenvolver empatia e ajustar a comunicação de acordo com os diferentes estilos de comportamento são passos cruciais para alcançar eficácia na influência dos relacionamentos.
Deixando claro que influenciar é sempre algo positivo, diferente de manipular, que é sempre negativo. Influenciar é dizer a verdade ao outro, levando-o a perceber vantagens que antes não havia identificado. Manipular é mentir, enganar o próximo para tirar algum proveito pessoal.
Tudo começa com o autoconhecimento. Conhecer a si mesmo, suas forças e fraquezas, suas motivações, preferências, saber como e porque age e reage à determinadas situações, com quem se relaciona melhor e por quais motivos, com quem tem mais dificuldade de conexão etc. Como conhecer e influenciar o outro, sem primeiro se conhecer?
A segunda etapa para decifrar e influenciar pessoas é entender os diferentes perfis comportamentais. Modelos como o DISC, os Tipos Psicológicos e a Teoria dos Valores, por exemplo, fornecem insights valiosos sobre os padrões de comportamento e as motivações das pessoas.
O modelo DISC, criado por William Moulton Marston, divide os perfis comportamentais em quatro categorias principais: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Esse modelo ajuda a identificar tendências comportamentais e preferências naturais das pessoas ao se comportarem e interagirem umas com as outras.
Os Tipos Psicológicos, de Carl Jung, identificam quatro funções psicológicas principais (Pensamento, Sentimento, Sensação e Intuição) e duas atitudes (Extroversão e Introversão). As funções descrevem como as pessoas processam informações e tomam decisões, enquanto as atitudes refletem se a pessoa tende a focar mais sua energia e atenção no mundo externo (Extroversão) ou no mundo interno (Introversão).
A Teoria dos Valores, desenvolvida por Eduard Spranger, identifica diferentes tipos de valores e motivações internas que guiam o comportamento humano, como teórico, econômico, estético, social, político e religioso. Compreender esses valores é essencial para saber como lidar e interagir com os princípios mais profundos das outras pessoas.
O passo seguinte é o desenvolvimento da empatia, ou seja, a capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros. Desenvolver empatia genuína envolve escuta ativa, compreensão dos sentimentos além das palavras e validação das emoções do próximo. É se colocar no lugar do outro e saber que ele pensa, age e sente de forma diferente de você, porque é alguém tão único quanto você mesmo. A empatia ajuda a criar conexões mais fortes e facilita a influência positiva.
Por fim, após a compreensão dos perfis comportamentais e a prática da empatia, torna-se possível a última etapa do processo para se decifrar e influenciar pessoas, que é o ajuste da comunicação. Adaptar o estilo de comunicação ao do seu interlocutor é fundamental para criar um ambiente de entendimento mútuo. A comunicação não é apenas sobre o que é dito, mas sobre como é dito. Ao alinhar a sua abordagem com o perfil comportamental da outra pessoa, você demonstra respeito pela forma única como ela percebe o mundo e, ao mesmo tempo, aumenta a probabilidade de sua mensagem ser recebida de maneira mais eficaz e conduzindo a interações mais produtivas e positivas.
E você se torna capaz de influenciar pessoas de forma ética e construtiva, promovendo conexões mais autênticas e impactantes.
Como você se julga capaz de decifrar e influenciar as outras pessoas? Qual seu nível de conhecimento sobre os diferentes perfis comportamentais? Quanto você conhece sobre suas próprias motivações, medos, preferências, estilos de liderança, formas de resolver problemas e tomar decisões? Com que tipo de pessoa se relaciona melhor? E pior? Por quais motivos? Qual seu estilo de comunicação? Qual seu grau de empatia com as outras pessoas?




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